fbpx

Catarata

Catarata

CATARATA

por Dr. Daniel Diniz da Gama

Veja o nosso Hot Site sobre Catarata aqui.

 

A Catarata é a opacificação do Cristalino, uma lente natural presente no interior do olho. Esta estrutura, que na maior parte da vida é transparente, torna-se esbranquiçada/opacificada, dificultando a passagem de luz. Na maior parte das vezes isto ocorre pelo envelhecimento, mas o uso de alguns medicamentos (como corticóides) e doenças (como diabetes mellitus) podem acelerar o processo.

O tratamento desta condição é cirúrgico, com a substituição da catarata por uma lente artificial transparente. A substituição de lentes é vantajosa pois aproveita-se também para tratar o grau do paciente, de acordo com a necessidade e o desejo.

É importante também que o oftalmologista faça uma investigação geral para identificar se há outras doenças oftalmológicas que podem estar associadas à catarata.

A cirurgia de catarata (Facoemulsificação) está em constante evolução e, hoje, trata-se de um procedimento moderno, microscópico, sem necessidade de pontos, suturas ou internação hospitalar, que dura por volta de 30 minutos, na qual o paciente recebe uma anestesia e uma sedação, para maior conforto.

É importante que a avaliação e o tratamento sejam realizados por um especialista em catarata, que tenha experiência e conhecimento cirúrgico, trazendo segurança para o procedimento.

Assista a um video explicativo produzido pela Academia Americana de Oftalmologia, aqui.

Este artigo foi produzido pela Diniz da Gama Oftalmologia. Proibida reprodução total ou parcial sem autorização. Este artigo contém apénas informações gerais sobre doenças oculares, e não substitui a avaliação por médico oftalmologista.