fbpx

Cirurgia Refrativa

Cirurgia Refrativa

CIRURGIA REFRATIVA

por Dr. Daniel Diniz da Gama

Veja o nosso Hot Site sobre Cirurgia Refrativa aqui.

 

CIRURGIA REFRATIVA A LASER

cirurgia refrativa a laser

A Cirurgia Refrativa é a cirurgia destinada a diminuir a dependência dos óculos, corrigindo Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo. As mais comuns são realizadas com um laser, chamado de Excimer Laser, que age na córnea (uma das lentes do olho), corrigindo o erro refrativo.

Destas, destacam-se duas:

PRK (Photorefractive Keratectomy): É uma cirurgia na qual o laser é aplicado diretamente na superfície da córnea corrigindo irregularidades e moldando a curvatura conforme a intenção do cirurgião. É de grande precisão e dura em torno de 15 minutos por olho.

LASIK (Laser Assisted in Situ Keratomileusis): Nesta modalidade é realizado um corte na córnea (“flap”) antes de se aplicar o laser que moldará sua curvatura. Mais atualmente, este “flap” pode ser realizado também a laser, com outro laser chamado de Femtosegundo, acrescentando precisão e segurança à cirurgia. Uma das principais diferenças é que a recuperação costuma ser mais rápida. É de grande precisão e dura em torno de 20 minutos por olho.

Em ambas as modalidades a cirurgia é totalmente indolor, a anestesia é realizada com colírios, não sendo necessária injeção ou outro tipo de anestesia. O único papel do paciente é olhar para um ponto luminoso.

 

IMPLANTE DE LENTE INTRAOCULAR FÁCICA

implante de lente facica

As cirurgias a laser são indicadas para baixo a moderados graus. Em caso de correção de graus altos, ou, em casos onde a córnea apresenta alterações que contraindiquem a cirurgia refrativa a laser, é necessário o implante de uma lente intraocular, chamada de lente intraocular fácica.

 

CIRURGIA FACOREFRATIVA OU TROCA DE CRISTALINO

cirurgia troca de cristalino

Nos pacientes maiores de 55 anos, a tendência é realizar o tratamento do grau com uma cirurgia chamada facorrefrativa ou troca de cristalino. Nesta cirurgia, é implantada uma lente intraocular após remoção do cristalino, o que nada mais é do que um “adiantamento” da cirurgia de catarata. Assim, é possível tratar a dependência de óculos, além de já evitar e se antecipar a um problema futuro comum a 100% das pessoas com o envelhecimento: o surgimento de catarata.

Veja o nosso Hot Site sobre Troca de Cristalino aqui.

 

O papel do oftalmologista é identificar quais casos são bons candidatos a Cirurgia Refrativa, já que a principal causa de sucesso no tratamento é a adequada avaliação pré-operatória. É importante que esta avaliação seja realizada por um especialista em Cirurgia Refrativa, já que trata-se de uma especialidade ímpar na oftalmologia.

Saiba mais sobre Cirurgia Refrativa aqui.

 

Este artigo foi produzido pela Diniz da Gama Oftalmologia. Proibida reprodução total ou parcial sem autorização. Este artigo contém apénas informações gerais sobre doenças oculares, e não substitui a avaliação por médico oftalmologista.

Cirurgia de miopia, cirurgia a laser, cirurgia de hipermetropia, cirurgia de astigmatismo, cirurgia para presbiopia, cirurgia para correção de grau