fbpx

Glaucoma

Glaucoma

GLAUCOMA

O glaucoma é uma doença do nervo óptico (nervo responsável pela transmissão das informações luminosas do olho ao cérebro), crônica e progressiva. É mais comum nos idosos e na maioria das vezes é causada pelo aumento da pressão intraocular.

Nela, há perda progressiva das fibras nervosas deste nervo, diminuindo sua função lenta e progressivamente. Pelo padrão típico de perda de fibras, em geral, a baixa de acuidade visual inicia-se da periferia para o centro da visão, muito lentamente, fazendo com que muitas vezes a doença só seja notada quando há alteração do centro da visão, já em situações avançadas.

Pelo seu caráter irreversível, é importante que a doença seja diagnosticada ainda no início, por exames de rotina, quando as alterações anatômicas são ainda iniciais. Se diagnosticado nesta fase, a parada da progressão pode ser feita com colírios que controlam a pressão intraocular ou até mesmo cirurgia, nos casos que não respondem a colírios.

Apesar da gravidade, quando diagnosticado cedo e tratado adequadamente, garantindo a parada da progressão, o paciente pode levar uma vida normal, sem grandes repercussões na acuidade visual.

Este artigo foi produzido pela Diniz da Gama Oftalmologia. Proibida reprodução total ou parcial sem autorização. Este artigo contém apénas informações gerais sobre doenças oculares, e não substitui a avaliação por médico oftalmologista.