fbpx

Injeções Intravítreas de Antiangiogênico (anti-VEGF) e dispositivo de liberação controlada de corticóide

Injeções Intravítreas de Antiangiogênico (anti-VEGF) e dispositivo de liberação controlada de corticóide

Injeções Intravítreas de Anti-angiogênicos (anti-VEGF) e Dispositivos de Liberação Controlada de Corticosteróides 

As Injeções Intravítreas de Anti-angiogênicos revolucionaram o tratamento de diversas doenças oftalmológicas pela sua eficácia e segurança e são atualmente o tratamento padrão ouro para diversas condições retinianas.

Na Degeneração Macular Relacionada a Idade, é utilizada principalmente no tipo exsudativa/úmida. São realizadas mensalmente no início do tratamento, e após estabilização da doença, o intervalo entre as injeções aumenta e sua frequência diminui. Seu principal objetivo é o controle da doença degenerativa, e manutenção da visão do paciente.

Tais medicamentos também são utilizados em outras doenças como Edema Macular Diabético, e Edema Macular secundário a Oclusões Venosas Retinianas.

Alguns tipos de uveítes também podem ter seu tratamento auxiliado pelas injeções intravítreas, principalmente aquelas de corticosteróides.

Há também indicação de uso destas medicações em tumores intraoculares específicos.

É procedimento seguro, sem necessidade de jejum, e sem necessidade de internação hospitalar para sua realização. Cuidados pós operatórios envolvem uso de colírios e evitar esforços físicos por 7 dias.

 

Este artigo foi produzido pela Diniz da Gama Oftalmologia. Proibida reprodução total ou parcial sem autorização. Este artigo contém apénas informações gerais sobre doenças oculares, e não substitui a avaliação por médico oftalmologista.