RETINOPATIA DA PREMATURIDADE
É uma doença que pode ocorrer em recém-nascidos prematuros, que nasceram antes que os vasos retinianos pudessem completar seu desenvolvimento natural.
Os principais fatores de risco para esta doença são: baixo peso ao nascer, idade gestacional baixa, uso de oxigênio suplementar em excesso após o nascimento e baixo ganho de peso pós-natal.
A doença pode se apresentar de diversas maneiras, que vão desde a baixa vascularização na periferia da retina, formação de neovasos (vasos sanguíneos anormais que sangram com facilidade) até descolamento de retina e, nos casos graves, cegueira irreversível.
Recomenda-se que os recém nascidos sejam examinados por um oftalmologista desde o nascimento e, sequencialmente nos primeiros meses e anos de vida, principalmente nos seguintes casos:
– baixo peso ao nascer (1500 g ou menos)
– idade gestacional menor ou igual a 30 semanas
O tratamento vai desde o acompanhamento pela resolução espontânea em casos leves, até laser, injeção intravítrea ou cirurgia.
Este artigo foi produzido pela Diniz da Gama Oftalmologia. Proibida reprodução total ou parcial sem autorização. Este artigo contém apénas informações gerais sobre doenças oculares, e não substitui a avaliação por médico oftalmologista.