fbpx

Cirurgia para Tratamento de Neoplasias/Tumores Oculares (Oncologia Ocular)

Cirurgia para Tratamento de Neoplasias/Tumores Oculares (Oncologia Ocular)

CIRURGIAS PARA TUMORES/NEOPLASIAS OCULARES

por Dra. Gabriela Martines

Veja o nosso Hot Site sobre Oncologia Ocular aqui.

As cirurgias realizadas na Oncologia Ocular são inúmeras e variam muito conforme a doença, localização e estágio. Principalmente:

Os tumores oculares conjuntivais, ou de superfície, em sua maioria podem ser tratados com quimioterapia tópica ou cirurgia.

A principal cirurgia realizada é a Biópsia Excisional com crioterapia de margens e reconstrução da superfície ocular, utilizando técnica “no-touch”.

Esta cirurgia é considerada a mais segura e com menor risco de recidivas dos tumores, e deve ser realizada, preferencialmente, por oftalmologista especialista em oncologia ocular.

Já os tumores Intraoculares como tumores vasoproliferativos, porem ser tratados com crioterapia, injeções intravítreas de anti-angiogênico, laser e até mesmo cirurgia de vitrectomia via pars plana.

Os Melanomas de Coróide, especificamente, podem ser tratados com radioterapia por placa de braquiterapia, procedimento realizado em hospital especializado, que exige internação durante alguns dias. Este procedimento está indicado alguns tumores a depender do tamanho e localização. Para tumores com espessuras que ultrapassem este limite, a cirurgia mais indicada é a enucleação do globo ocular.

A enucleação no tratamento de tumores é reservada para os casos mais avançados, em que há alto risco de metástases. Nestes casos opta-se pela remoção do globo ocular, cujo objetivo principal é preservar a vida.

Os tratamentos cirúrgicos e todo o acompanhamento oftalmológico devem ser realizados com especialista na área de Oncologia Ocular, garantindo ao paciente a melhor possibilidade de tratamento, recuperação e sobrevida.