fbpx

Pterígio

Pterígio

Exérese de Pterígio

 

O pterígio é uma proliferação fibrovascular na superfície do olho, conhecida popularmente como “carne esponjosa”, ou “pele crescida”.
Comum no Brasil, é causado normalmente pela alta exposição solar ao longo da vida, seu crescimento pode levar à episódios de inflamação com dor e vermelhidão locais além do aumento do grau (astigmatismo irregular). Seu tratamento também pode ser indicado por razões estéticas.

O tratamento é cirúrgico. A cirurgia tem alta segurança e tem por objetivo a retirada do pterígio e reconstrução da superfície ocular, com técnica que reduz a chance de recidiva da lesão.

A cirurgia é realizada com anestesia local e sedação leve, em centro cirúrgico, porém o paciente não precisa dormir na hospital, e é liberado imediatamente após a cirurgia. A recuperação pós operatória é rápida, e paciente pode voltar a trabalhar 5 a 7 dias após a cirurgia.

 

Este artigo foi produzido pela Diniz da Gama Oftalmologia. Proibida reprodução total ou parcial sem autorização. Este artigo contém apénas informações gerais sobre doenças oculares, e não substitui a avaliação por médico oftalmologista.